Instagram anuncia opção para fixar posts e mais 3 grandes novidades

O chefe do Instagram, Adam Mosseri, anunciou um pacotão de mudanças para o formato Reels. Segundo ele, a plataforma terá novos recursos para facilitar o envolvimento das pessoas e incentivar o compartilhamento de vídeos curtos. Conheça agora quatro grandes novidades confirmadas hoje pelo executivo:


4. Reels de 90 segundos

Uma das mudanças mais significativas é a ampliação do tempo máximo do Reels para 90 segundos. No ano passado, a rede social havia ampliado para até 60 segundos, o que ofereceu mais possibilidades para criação de conteúdos. Apesar disso, alguns consideravam que apenas um minuto era pouco para tratar de temas mais profundos ou de tutoriais (como receitas de cozinha e dicas de ferramentas digitais).


Essa extensão não é automática e precisará ser escolhida na tela de edição dos Reels. Localizado entre o ícone de nota musical e do "1X", existe um círculo pontilhado com um número 15 dentro. Tocar nesse local permite mudar dos 15 segundos padrão para 30, 60 ou 90 segundos — o pontilhado do círculo será totalmente preenchido a partir de 60.


3. Áudios externos para o Reels


Outro ajuste é a possibilidade de importar áudios para usar nos Reels. Hoje, as pessoas acabam reféns das músicas e efeitos sonoros disponibilizados pelo app, o que limita a criação de vídeos.

Com a novidade, você poderá gravar sons externos e colocá-los como parte do seu conteúdo — desde que não haja infração de direitos autorais, é claro. O áudio deve estar na galeria do seu celular e o usuário deve fazer o upload no momento da edição.


2. Figurinhas interativas


Os adesivos são bastante populares no WhatsApp e muito usados nos Stories do Instagram. O Reels até permitia o uso das figurinhas, porém somente da versão tradicional. Agora, as figurinhas interativas também serão liberadas para proporcionar mais uma nova forma de interação entre criador e público. Conforme explicou Mosseri, será possível usar stickers de quiz, enquetes, barrinha de emojis deslizantes e outras ferramentas. Não está claro se essa métrica será contabilizada para fins de engajamento, mas provavelmente darão um toque adicional para que a navegação vá além da mera rolagem da tela.


1. Fixando posts do feed


Essa é uma das principais novidades do anúncio feito pelo chefe do Instagram. O recurso vai possibilitar fixar publicações em destaque na visualização do seu perfil, assim é possível enfatizar conteúdos importantes para você, para sua marca ou para a empresa. Sabe quando você entra na conta de alguém e vê a biografia seguida pelas fotos/vídeos listados em grade? Ali será possível deixar até três posts mais relevantes: poderão ser imagens estáticas ou vídeos do Reels.

Para fixar o conteúdo na "área nobre", basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Clique no botão de três pontos da publicação desejada;

  2. Procure por "Fixar no meu perfil";

  3. Você poderá escolher até três.

Os conteúdos destacados aparecerão na primeira linha e terão um ícone branco de alfinete. Não é possível reordenar os fixados manualmente, portanto você deve fixar os conteúdos na ordem inversa que aparecerão — o último fixado será exibido na primeira posição.

A adição certamente beneficiará os influenciadores digitais que desejem impressionar anunciantes ou patrocinadores, pois permitirão acesso facilitado dos conteúdos mais "bombados". Essa é uma funcionalidade que já existia no TikTok, portanto o Instagram agora tenta equilibrar melhor as coisas.

Fonte: Adam Mosseri

5 visualizações0 comentário